O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Maringá, em parceria com a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa, realizou na última sexta-feira (14) o 12.º Fórum Municipal de Políticas sobre Drogas e o 6.º Fórum Intermunicipal de Políticas sobre Drogas de Maringá. O encontro abordou a dependência tecnológica e os efeitos do uso excessivo de plataformas digitais na sociedade contemporânea.
Segundo o secretário Leandro Bravin, é muito importante reunir representantes da sociedade, especialistas e a comunidade em geral para discutir essa temática. Ele destacou que o objetivo do evento é pensar caminhos e ideias para conscientizar, principalmente crianças e adolescentes, sobre os impactos da dependência tecnológica e das plataformas de apostas.
A presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, Helena Maria dos Santos, ressaltou a relevância do evento para todos os profissionais da área e para a comunidade. Ela afirmou que este é o momento de ampliar o conhecimento em relação às várias temáticas e demandas que surgem no dia a dia do trabalho.
A palestra principal ficou a cargo do psiquiatra Denys Araújo de Assis, que explicou que um dos pontos centrais da discussão foi a quantidade de problemas que as pessoas vêm desenvolvendo devido ao uso excessivo de tecnologia, o nível de dependência e os prejuízos funcionais no cotidiano. Ele destacou que tanto crianças e adolescentes quanto adultos têm sido afetados e reforçou a importância da supervisão e orientação dos pais quanto ao uso de celulares pelos filhos.
O evento, realizado pela Prefeitura de Maringá e pelo Conselho de Políticas sobre Drogas, teve como objetivo principal fomentar a conscientização sobre as consequências do uso excessivo de tecnologia, além de gerar reflexões e propostas para o enfrentamento da dependência digital, especialmente entre os jovens.
Autor: Nikolay Sokolov
